capitatayellow
Atomを表示

にほんブログ村 花・園芸ブログ エアープランツへ
Brómelias-gigantes do Brasil.

Brómelias-gigantes do Brasil.裏表紙
内容と図
イラスト

ブラジルの巨大なブロメリア

ベルシウ、L,M, と M,G,L,ウエンデレィ 2015年

注1)カピ マヒコとオフシゥト、ナタウ、ブラージル
Alcantarea属の大型ブロメリア種、32ページ、小さなカラー写真、28個の大きな線画、
ポルトガル語で200ページ、それも英文の字幕、21x15,5 cm版。

1)ナタウ/ナタール(ポルトガル語: Natal、ブラジルポルトガル語の発音:naˈtaw)は、ブラジル北東部リオグランデ・ド・ノルテ州の州都。日本では「ナタール」という表記が普及しているが、これはポルトガル本国などで用いられるイベリアポルトガル語の発音に基づくものであり、ブラジルポルトガル語の発音では「ナタウ」となる。「ナタール」(Natal)とは、ポルトガル語でクリスマスを意味する(市が12月25日に成立したことに由来する)。

ある販売者のコメントです。"A seller's comments."

Brómelias-gigantes do Brasil.

Detalhes do livro

Autores: Leonardo de Melo Versieux & Maria das Graças Lapa Wanderley

Editora: Capim Macio & Offset, Natal, RN, Brasil.

Data da publicação: Março de 2015

Detalhes: 200 páginas, das quais 32 são fotos totalmente coloridas das espécies. Texto em Português, mas todas as legendas de figuras são em Inglês. O livro contém descrições morfológicas, chave para identificação, notas sobre história taxonômica e cultivo, bibliografia atualizada e o status de conservação de cada uma das 34 espécies descritas. Impresso em papel Couché. Tamanho 15,5 x 21 cm. 370g.

ISBN: 978-85-5508-003-6

 

Em março de 2015, o professor Dr. Leonardo de Melo Versieux, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a professora Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley, do Instituto de Botânica de São Paulo, concluíram um projeto de longa duração.

Publicar um artigo científico de muitas páginas é uma tarefa árdua para botânicos e, nos dias de hoje, também cara. Assim, após muito pensar, ambos decidiram publicar um livro, nacional, impresso em Natal no Rio Grande do Norte, e sem gastar um centavo de dinheiro público. As pessoas interessadas participaram de um financiamento solidário para ter seus exemplares e outras recompensas e viabilizaram a publicação.

A preocupação de fazer algo econômico e ecológico se concretizou, sem luxos, todos os lados do papel foram usados, margens estreitas, fonte pequena. Um livro técnico que lança luz sobre um grupo belíssimo de plantas endêmicas do Brasil.

alcantarea

Alcantarea imperialis • Foto: Nico Nelson O Brasil desempenha um papel fundamental na manutenção da biodiversidade da Terra, abrigando a maior floresta tropical do mundo, juntamente com muitos outros ambientes únicos. Os cientistas brasileiros têm sofrido e enfrentado uma luta pesada para conhecer e preservar a nossa biodiversidade. Por formar novos botânicos, investir tempo e dinheiro em coletas no campo, treinar e incentivar a pesquisa colaborativa internacional o Brasil é considerado um dos países mais produtivos em conhecimento sobre a flora e a biodiversidade como um todo. Este livro é um testemunho desse processo. Faz parte dos resultados da tese de doutorado do primeiro autor, guiado pelas mãos e olhos experientes de Maria das Graças. Quando começaram em 2005, não mais de 18 espécies de Alcantarea eram conhecidas. Agora, o gênero totaliza quase 40 espécies. Novos dados sobre morfologia, evolução, ecologia, taxonomia, cultivo e conservação foram levantados, servindo não só aos autores, mas à toda a comunidade de pesquisadores de bromélias. O livro Bromélias-gigantes do Brasil conta com cerca de 200 páginas em português e mais de 50 ilustrações e mapas com legendas em inglês. Reflete o cuidado no preparo de bons espécimes, já que são raros os corajosos que coletam e documentam a variabilidade de plantas grandes e difíceis de serem herborizadas como as bromélias-gigantes, do gênero Alcantarea. Poucos exemplares estavam disponíveis e completos para o estudo no início do projeto. Através de um intenso trabalho de campo, realização de medidas, fotografias e anotações detalhadas, várias espécies (algumas até então desconhecidas) foram registradas e documentadas nas coleções científicas de jardins botânicos e universidades. Juntamente com as belas ilustrações e chave de identificação, este é um livro que não deve faltar a nenhum colecionador, paisagista e interessados pelas bromélias em geral. Ao longo do texto, os leitores vão ver que não só as áreas florestais brasileiras têm plantas bonitas e intrigantes. Os afloramentos rochosos apresentam espécies belíssimas, como as bromélias-gigantes. Os esforços dos autores para se conhecer melhor tais plantas certamente irão contribuir para a conservação das espécies.

informações Editora: Capim Macio Especialidade: BOTANICA ISBN: 8555080037 ISBN13: 9788555080036 Páginas: 200 Publicação: 2015 Edição: 1º Encadernação: BROCHURA


inserted by FC2 system